Kauffmann Consultoria de Imóveis

Alguns estilos arquitetônicos são sinônimo de elegância, sofisticação e um senso de permanência que atravessa gerações. Um grande exemplo, é o estilo neoclássico que é amplamente associado a residências de alto padrão, uma vez que exalta as proporções clássicas e o luxo, mas também reflete o moderno e a busca pela exclusividade no mercado imobiliário e na arquitetura neoclássica. 

TEMPO DE LEITURA: 5 minutos

A arquitetura neoclássica combina elementos da antiguidade com soluções modernas, criando estilo, sofisticação e exclusividade. Em São Paulo, essa forma artística tem ganhado destaque nos projetos de arquitetura das mansões em São Paulo desde os anos 2000, especialmente em empreendimentos de alto padrão como os da linha “Palazzo”.

Sendo assim, neste texto você verá:

1. Entenda a importância da estética para arquitetura de luxo
2. Estilos artísticos que se enquadram na arquitetura de luxo
3. Arquitetura neoclássica em São Paulo
4. Elementos que agregam mais luxuosidade
5. Além da arquitetura neoclássica: conheça os detalhes que fazem a diferença
6. Palazzo Grimaldi e a arquitetura de Luxo


Entenda a importância da estética para arquitetura de luxo

Na arquitetura de luxo, a estética é muito importante para compor o visual. Esse fato ocorre porque – se bem escolhida e trabalhada – ela se transforma em uma linguagem que comunica exclusividade, status e refinamento. Nesse sentido, os projetos arquitetônicos são  pensados para impressionar e oferecer uma experiência além do prazer de morar; portanto, os detalhes estéticos estão presentes desde a fachada até nos detalhes dos espaços internos e externos

No mercado imobiliário de luxo, empreendimentos que unem design sofisticado com funcionalidade conquistam os grupos de pessoas que buscam a experiência além de morar, exigindo que os projetos tenham grandes valores históricos.

Estilos artísticos que se enquadram na arquitetura de luxo

Diversos estilos artísticos são escolhidos pelos arquitetos para criarem a estética de luxo. Entretanto, alguns se destacam no universo da arquitetura de alto padrão. Entre os principais estão:

EstiloCaracterísticasEstética
NeoclássicoColunas, frontões, proporções simétricas e detalhes.Sofisticação sem ostentação.
ModernismoLinhas limpas e muito minimalismoElegância  com detalhes contemporâneos
Art DécoGlamour e formas geométricasEstilo marcante e histórico.
Toscano e ProvençalInspirados em regiões europeias, evocam charme rústico aliado ao luxo.Conexão com o charme rústico e um toque luxuoso.

Arquitetura neoclássica em São Paulo

São Paulo é um dos principais cenários da arquitetura neoclássica no Brasil. Este estilo ganhou espaço a partir da segunda metade do século XX, conquistando tanto elites tradicionais quanto das novas elites.

Fachadas ornamentadas, colunas imponentes e pés-direitos altos são características dos edifícios neoclássicos que se transformaram em ícones de distinção na cidade. Por exemplo, construtoras como Kauffmann ajudaram a consolidar o neoclássico como um padrão desejado nos bairros mais prestigiados, como Jardins e Vila Nova Conceição.

Elementos que agregam mais luxuosidade

A arquitetura de luxo pode ser inserida tanto nas edificações quanto na parte interior dos projetos. Marcada pela grandiosidade, é mais comumente aplicada em ambientes amplos, mas também pode estar presente em espaços menores.

Nesse sentido, elementos como móveis de madeira natural, pedras e revestimentos naturais são essenciais para criar um ambiente luxuoso. Na mesma linha, materiais como grandes paredes de vidro, elementos em cristais e lustres adicionam sofisticação à decoração e criam uma atmosfera elegante.

Por último e muito essencial, peças assinadas também são cruciais. Móveis criados por designers renomados garantem exclusividade e atemporalidade. Estes itens são valorizados por sua arte e funcionalidade, conferindo distinção ao projeto.

+CONTEÚDO: Veja o que o arquiteto Olegário de Sá tem a dizer sobre um empreendimento de luxo exclusivo em São Paulo:

Além da arquitetura neoclássica: conheça os detalhes que fazem a diferença

Os detalhes são a “cereja do bolo” em um ambiente luxuoso. Vasos, abajures, cristais, almofadas e peças de prata são fundamentais para complementar a decoração. Esses elementos elevam o padrão do espaço, proporcionando um toque final que harmoniza os aspectos funcionais e estéticos. De acordo com arquitetos e designers de interiores renomados, a inserção de natureza é outro diferencial. Plantas, jardins internos ou mesmo a utilização de materiais naturais contribuem para um ambiente equilibrado. Estes pequenos toques fazem toda a diferença na percepção de luxo e bem-estar.

Palazzo Grimaldi e a arquitetura de Luxo

Localizado em um bairro nobre, na Avenida Hélio Pellegrino, na Vila Nova Conceição, o Palazzo Grimaldi é o exemplo máximo de como a arquitetura de luxo pode unir design e experiência. Este empreendimento oferece apartamentos com áreas privativas de até 525 m², garantindo espaço e exclusividade aos moradores. 

Além disso, suas áreas de lazer foram projetadas para proporcionar conforto e bem-estar, com infraestrutura de alto padrão. A escolha pela inspiração neoclássica reflete o compromisso com uma estética que valoriza o tradicional sem abrir mão do contemporâneo.



Se você gostou deste conteúdo, também vai gostar de: 

Arquitetura de São Paulo inspira mansões de luxo da cidade

Por que os milionários preferem investir no mercado imobiliário?

Siga a Kauffmann no Instagram


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *